sábado, 27 de fevereiro de 2016

Treino com Intervalos de Alta Intensidade

Leandrinho tem história com a bicicleta
Enquanto estudava no colégio Apoio me lembro bem que quando o relógio chegava perto das 9:40 da manhã uma ânsia tomava conta da minha mente. Era o intervalo que se aproximava, era hora de jogar basquete. Foi meu terceiro ou quarto esporte favorito, durou bastante tempo no topo da lista. Até por que sou alto e, principalmente, jogava bem, muito melhor que o obrigatório futebol. Nadei por um tempo também, mas não tem chance nenhuma de tentar o triatlo. É insano e eu não gosto de correr.

Mas em cima da bicicleta a única ânsia que você irá sentir nesse tipo de treino de alta intensidade e curta duração é a ânsia de vômito. O treino é curto, porém é feito pra doer. O objetivo é um só: ser mais rápido.
Treino intervalado tem que ficar com essa cara. Foto: Bettiniphoto
Estudos indicam que treinos intervalados alta intensidade e curta duração são muito melhores que longos pedais monótonos. Na Noruega uma pesquisa da Universidade de Lillehammer contou com 16 ciclistas em um programa de 10 semanas separando-os em dois grupos. O grupo que fez o treino com intervalos curtos teve uma melhora de 8.7% na força aeróbica, 8,5% na força máxima sustentável e 12% de força no segundo limiar de lactato (o ponto que o lactato rapidamente se acumula nos músculos te fazendo diminuir de intensidade). Um segundo estudo na Austrália, na Universidade de Queensland, dessa vez com apenas um atleta, registrou o aumento de 10% na força máxima e um aumento de 3 pontos no VO2MAX com o mesmo tipo de exercício.

Notem que os ganhos ficam em torno de 10%. Não faça que nem um certo ciclista sério que toma suco de beterraba uma vez antes de pedalar e se sente o Contador candango. Aliás, os planos de treinamento têm várias semanas de duração, tenham mais paciência que eu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário