quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

carros para ciclistas

Seita Maradona
Estava pensando em uma lista de atividades que não se precisa ser fanático pra fazer parte do ecossistema de adeptos. A primeira coisa que lembrei foi que eu sou péssimo em fazer listas, minha esposa tem várias delas a pronta entrega, sempre fico abismado com isso. Na verdade quando nos conhecemos ela me perguntou qual era minha fruta favorita e eu tive que pensar um pouco pra responder.

O baba (fala-se bába. Mais conhecido como futebol, pelada, rachão, fora da Bahia) tem ativismo, não é só ir até o campo marcado e jogar, tem o ritual de marcação, do pré jogo, coletes dos casados e dos solteiros, tamanhos de barrigas entre outros. O pós sempre envolve vários litros de cerveja e sprays analgésicos. É quase uma seita. Jogadores de videogames são ativistas. Eles raramente se encontram, raramente saem de casa, na verdade. Raramente fazem outra coisa, sendo bem sincero. Só saem à luz nos eventos de fantasias ou festas no campus. São quase uma seita. Nós ciclistas não somos muito diferentes. Nos dividimos em várias seitas com alguma intercessão. Um ramo do qual eu não faço parte, é o dos odiadores de carros. Eu gosto de carros. E daqueles que produzem muito watts. 

Civic Tourer. Para ciclistas sem filhos.
Mas a intercessão entre ciclistas e carros é algo terrivelmente difícil pra um assalariado por aqui, bicicletas e carros são muito caros. Carros que cabem bicicletas dentro ou são as terríveis Suvs ou são peruas. Infelizmente o gosto do freguês aqui é pelos utilitários esportivos. 90% desses troços vendidos aqui não são utilitários nem esportivos. São apenas uma pilha alta de metal e plástico queimadoras de grandes reservas de petróleo que derretem ao entrarem em contato com lama de verdade. Ter uma bicicleta bem guardada dentro do carro é uma tranquilidade! E nem todo suv comporta uma bicicleta, vai entender. Tive um sedã enorme em que o porta malas cabia um carrinho de bebê, a bicicleta (quadro e rodas separados) e caso necessário um bote inflável. Hoje tenho um outro carro magnífico mas a bicicleta tem que ir do lado de fora. É tenso, passo em quebra molas olhando pelo retrovisor. Parar em qualquer lugar que não seja em casa é mais tenso ainda. 

Team Sky Ford Fusion. Aqui não...
Vejo as grandes voltas e babo em todos os carros das equipes e fico triste por não ter um quarenta e oito avos daquelas maravilhosas peruas por aqui. Montadoras, menos suvs e mais peruas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário