sexta-feira, 13 de maio de 2016

Não gaste mais com sua Bici

Scott Foil de Hayman. Parece que é do meu tamanho...
Se tem uma coisa que eu gosto e que é uma certa unanimidade entre os ciclistas de estrada é que sempre precisamos de alguma coisa nova para a bicicleta. Desde rodas de perfil profundo com rolamentos que tendem a rotação infinita à uma fita de guidão que parece ser mais leve do que a atual. A quantidade de cacarecos em exposição nas lojas do ramo é uma tentação. Sempre que entro em uma loja procurando uma câmara, saio de lá precisando de outra coisa que eu nem sabia que existia. Mas ainda há um restinho de juízo em mim que me faz quase sempre sair sem comprar nada além do que realmente precisava. Quase. Grande parte desse autocontrole vem de histórias como a bicicleta do campeão de contra relógio Richard Bussell. E nesse ano de 2016 na Paris Roubaix uma história semelhante aconteceu.
Trek Domane de Cancellara.
A grande clássica Paris - Roubaix é daquelas competições onde os atletas costumam customizar suas bicicletas profundamente devido a superfície difícil da prova. A alteração mais básica são os pneus. Em vez dos 23 mm o padrão é o 28 mm. Fitas duplas no guidão, muitas variações no posicionamento dos passadores de marcha (eletrônicos) e até manete de freio na parte alta do guidom. A Sky utilizou as Pinarellos K-8s que possuem um amortecedor de 10 mm de curso na traseira. Mesmo os suportes de caramanhola também são modificados. Tudo isso para suportar a vibração que os famosos paralelepípedos causam. Esse ano (2016) Mathew Hayman, australiano da Orica-GreenEdge, venceu a Paris Roubaix com Tom Boonen, Ian Stannard e Sep Vanmarcke na cola, usando uma bicicleta "aero". Isso mesmo, uma Scott Foil, que é mais rígida que as bicis "padrão". Muito mais rígidas que os modelos "endurance" usados na prova, como a Pinna K-8s de Stannard e Specialized Roubaix de Boonen. De diferente na configuração de uma Foil "normal" foram só os pneus, 28 mm e coroas 53-44. Mais nada. Mesmo selim, fitas de guidão, freios, passadores que Mathew usa nas provas de estrada convencionais. E o cara venceu depois de 258 km pedalados sendo 52 km sobre paralelepípedos e várias horas de fuga.
Pinarello K-8s de Stannard
Agora serão duas histórias para serem lembradas durante a próxima visita a uma loja de bicicletas, droga...

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