terça-feira, 20 de outubro de 2015

Aero, sem gastar nada.

Acho que só com esse título a indústria ciclística vai me riscar da lista dos possíveis testadores de bicicletas, capacetes, roupas, sapatilhas, rodas e tudo mais que possa ser taxado como Aerocoisa. Acho ainda que não vou poder botar a mão e nada aero, nem voltar a voar em aeroclube. Ciclista, dramático. Minha mãe foi do teatro... Calma NSA, não quero evitar compras, só organizar as coisas!

Charlie Futrell, 90 anos. Triatleta.
A imagem acima era para ser meramente ilustrativa, mas, numa pesquisa rápida descobri que o Senhor em cima da bicicleta tinha 90 anos, quando completou uma prova de Triatlon em 2011. 2047 é nóis!

Agora de volta às aerocoisas. Tem como gastar muito ou não muito na hora de pegar a onda do momento. E tem como não gastar nada. Na foto do vovô atleta, pra você, o que parece que mais atrapalha na "passagem do ar"? Tempo! Tic-tac...

Pois é... É o próprio vovô. Logo, jovem mancebo, quem mais atrapalha a "passagem do ar" é quem está fazendo força em cima da bicicleta. Que paradoxo, não? Acho que dá uma tese de doutorado em filosofia tipo: "A relação entre o esforço transcendental ciclístico e a auto sabotagem". Pois então, se você quer fazer menos força atoa, pode começar pelo seu posicionamento em cima da bicicleta. Nem precisa ser radical como Adam Hansen. Por experiência própria, basta apenas seguir duas dicas que eu li em algum lugar, que eu não lembro onde (sério!), que são: Flexionar um pouco os braços e abaixar a cabeça até você ver a estrada no limite superior da armação dos óculos. Só. Pronto. Eu sou alto, logo sou também uma barreira à "passagem do vento". Pedalar na minha roda é uma tranquilidade. Hoje mesmo saí pra fazer força e andar rápido. Escolhi um percurso mais plano e fui. Deu 32 km/h de média em 1:40 minutos de pedal sem nada aerocoisa, só eu. Mesmo assim fui ultrapassado por um cara numa TT como se estivesse parado (posicionamento mais aerodinâmico ainda)... Os braços vão sofrer, talvez o pescoço e as costas. Mas a sensação de ser um atleta é demais! 

O site Bike Radar fez um teste muito interessante sobre o assunto. Vale muitíssimo a pena a leitura antes de ir às compras. É inevitável, eu sei!

Nenhum comentário:

Postar um comentário