domingo, 10 de janeiro de 2016

Strava Live Segments, o vício ao-vivo!

Mesma frase desde o big bang.
A neura por Koms/Qoms é um efeito colateral causado pelo Strava. Existem casos de acidentes com vítimas fatais comprovadamente causados por excessos cometidos por ciclistas que tentavam o recorde de um segmento. Eu gosto dos segmentos em aclive, eu também comparo meus resultados com os de amigos e dos recordes desses segmentos. Eu também tenho muitas responsabilidades fora da bicicleta e várias pessoas que gostam de mim, vivo. Eu vou tentar um recorde qualquer que depende de sinaleiras abertas ou que atravessam ruas na perpendicular? Não, eu não tenho tendências suicidas e sou apegado a bens materiais (minha bicicleta). 

Agora que você entendeu e não vai tentar se matar por um Kom, você estará apto a usar o "Live Segment", função disponível para os Garmin Edge 510, 520, 810, 1000. É o cúmulo do vício, eu sei, mas na verdade achei ótimo!

O processo de upload no Garmin 520 é um pouco complicado. Você tem que marcar um segmento como favorito no Strava, depois entrar na página da Garmin Connect com o aparelho conectado ao computador e sincronizar os arquivos. Agora tá fácil.

Obviamente não tirei fotos da tela do Garmin enquanto testava o aplicativo. A tela do "live segment" abre automaticamente quando você se aproxima do segmento selecionado, avisando alguns metros antes e quando começa a contagem do tempo. A partir daí, a tela passa a mostrar o mapa, distância para o final de segmento e quanto tempo você está atrás ou na frente do seu recorde pessoal. Se você for muito bem, ele compara com o Kom/Qom. Lindo e maravilhoso, só que mais ou menos.


Mais ou menos por que é uma bela ferramenta de treino, mas como diria o tio do Peter Parker "com caros dispositivos vêm grandes responsabilidades". Não seja o ciclista suicida!


2 comentários:

  1. Amigo quando eu estou seguindo um percurso no garmim 520 os segmentos ao vivo não aparecem tem alguma forma de configurar para aparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everson, eu também demorei de entender como funcionava! Pluga o garmin no pc e vai no site da Garmin Connect, lá tem a opção de fazer o upload de dados no dispositivo na página principal!

      Excluir