segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Subidas de Brasília: JK


Magrelas. Nossas bicicletas têm forte semelhança com as moças e moços que desfilam pelas passarelas do mundo. Ambas pesam muito pouco. Não sei por que diabos adotaram isso como padrão de beleza. A maioria de nós nunca vai chegar a ter um peso parecido.

Exceto se você é ciclista sério e gosta de subidas. Quanto menos peso, melhor. Muuuuito melhor. No meu auge cheguei a ter 71 kg. Foi tão auge que minha mãe sugeriu que eu fizesse exames pra saber se estava com verme e minha esposa me incentivou a procurar um nutricionista. Meu imc estava ok, não tinha chegado ao nível do Contador, ainda dava pra perder mais...

Aqui onde moro não é o melhor lugar pra ser um escalador. Temos que catar subidas e repeti-las zilhões de vezes pra ter uma altimetria descente num treino. Não é à toa que chamam a região de Planalto Central. Mas estou melhorando, o último esporte que pratiquei sério foi o Windsurfe e aqui venta menos do que a quantidade de dias de chuva. Tem 2 meses que não chove. (De sacanagem tá chovendo mais que no Pará neste exato momento).


Essa é a subida da JK (Subida dos Condomínios, 8% ou EPJK), uma das mais inclinadas que temos dentro do perímetro urbano de Brasília. Em média são 5% de inclinação, com 1.7 km de comprimento e 85 m de ganho de elevação. Olhando assim, por esses números, parece mais tranquilo do que é. A parte mais íngreme, seu início, são 600 m com 9% de média. É nessa hora que o pessoal mostra os dentes e não é de alegria. No meio do caminho alivia, muito. Uma leve descida até. A segunda parte é retomada com cerca de 5% de média, nada muito sofrido. Se a ideia é continuar ladeira acima, é só pegar a direita no balão.

 Eu, particularmente, gosto da primeira metade dela, apesar de curta. Não chega a ser minha subida favorita. A vista de baixo, da ponte JK (primeira foto), é a mais bonita, inspira respeito essa subidona em curva. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário